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CURSO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS

"No século XXI, as organizações têm de alcançar um desempenho máximo... liberando o poder das pessoas e não liberando-as ou dirigindo-as, mas inspirando-as. ”

Kevin Roberts

O contexto de mudanças e restrições no setor público, aliado à necessidade de melhoria na prestação dos serviços aos cidadãos, exigem o desenvolvimento de líderes capazes de mobilizar equipes, inclusive virtuais, construindo redes sinérgicas de relacionamentos, de gerenciar restrições de recursos, de oxigenar processos de trabalho e de buscar soluções inovadoras, conferindo assim um novo sentido para o exercício da liderança.

Coordenar os trabalhos de uma equipe envolve uma série de competências, tais como: integrar os componentes, estabelecer metas e objetivos comuns, manter a equipe motivada, maximizar o desempenho, conduzir os trabalhos com foco na missão institucional e avaliar os resultados alcançados. 

O líder é o maior responsável pela produtividade de sua equipe e manutenção da motivação dos profissionais. Compete a ele a ela atribuição de definição de metas, realizar monitoramento de forma contínua, treinar e avaliar seus liderados.

 

Este curso tem por objetivo proporcionar aos participantes uma oportunidade de revisar seus papéis profissionais, despertando a capacidade criadora, estimulando-os a desenvolver competências e habilidades essenciais à solução de problemas no contexto organizacional.

 

 

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Objetivos gerais

Elevar o grau de competências gerenciais associadas à gestão pública contemporânea, para a consecução das metas institucionais, com enfoque na gestão de pessoas, de processos e da estratégia.

 

Objetivos Específicos

Desenvolver a liderança através do uso e aplicação de ferramentas de coaching;

Proporcionar aos gestores o acesso a discussões e ferramentas, em formato de 'oficina', que desenvolvam competências para administrar pessoas e processos com foco em resultados.

●Formar e prover o aperfeiçoamento contínuo de lideranças;

●Ampliar a capacitação dos recursos humanos, melhorando seu aproveitamento funcional e suas perspectivas de futuro; definindo as competências essenciais à execução e à condução dos projetos de interesse da Instituição.

●Sensibilizar, incentivar e motivar sobre temas preponderantes da gestão contemporânea das organizações, enfatizando a importância do crescimento baseado:

●No Ser Humano como principal fator de competitividade;

●Na importância de melhorias na produtividade, atendendo a necessidade urgente de fazer mais com menos;

●Na necessidade de um novo perfil profissional baseado no empreendedorismo, no amor ao trabalho, no compromisso ético, na autonomia da busca do conhecimento, no desenvolvimento das fortalezas e no gerenciamento das fraquezas;

●Na importância da Inovação e da Excelência nos processos, produtos e serviços e

● Propiciar o autoconhecimento e desenvolver nos participantes as competências necessárias para a gestão de pessoas e liderança;

●Propiciar ferramentas e técnicas de coaching para auxiliar o gestor em feedback, delegação, estabelecimento de metas e gestão de equipes. 

 

Resultados Esperados

●Estabelecimento de clima de cooperação e confiança entre os servidores, de modo a favorecer a troca de saberes e à crítica construtiva;

●Aumento da capacidade reflexiva e interventiva, tendo por base a gestão participativa e plena utilização do potencial criativo de cada um;

●Renovação de energia e vitalidade das pessoas;

●Aumento da sensibilidade às relações humanas, de modo a exercitar o diálogo com maturidade, cooperação e complementaridade às inteligências e ações;

●Motivação para a busca de satisfação profissional e pessoal;

●Compreensão dos fenômenos grupais observados: percepção, comunicação, liderança, desempenho de papéis, cooperação x competição, processo decisório, administração de conflitos;

●Desenvolvimento do trabalho em equipe;

●Valorização do ambiente de trabalho;

●Promoção do comprometimento funcional;

●Melhoria no clima organizacional.

 

Conteúdo programático

Módulo I

 

TENDÊNCIAS EM GESTÃO DE PESSOAS

●Visão estratégica, contexto organizacional e a influência nos estilos de Liderança;

●Os novos paradigmas organizacionais;

●O papel do gestor - líder: comprometimento, ética, alinhamento com a estratégia organizacional e desenvolvimento do capital humano;

●Tendências em gestão de pessoas;

●Estilos de liderança;

●Coaching, Liderança Servidora nas instituições;

●Perfil do líder: competências e habilidades necessárias; 

●Líder e gestor e seus diferentes papéis;

●Gestão por Competência Profissional;

●Desenvolvendo pessoas; 

●A felicidade no ambiente de trabalho.

 

Módulo II

 

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS

●A construção de ambientes afetivos-efetivos nas organizações;

●Como participar e obter maior satisfação no convívio interpessoal;

●Como estabelecer contratos com a equipe;

●Compreensão, adesão e comprometimento;

●Técnicas e análise de problemas;

 

COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO INTERPESSOAL 

●Comunicação significativa: sabendo se comunicar com a equipe, estabelecendo empatia, confiança e sinergia;

●Comunicação assertiva;

●Comunicação não-violenta;

●Comunicação inspiradora, ética e responsabilidade social;

●Escuta Ativa;

●Comunicação assertiva;

●Cultura do feedback 

●A importância do feedback e do feedfoward nas relações interpessoais;

●O processo de feedback e os critérios para torná-lo eficiente;

●Feedback de forma estruturada, profissional e ética: construção e aplicação em casos simulados e reais;

●A importância do líder saber ouvir, processar o argumento do outro e comunicar-se de forma assertiva, e não agressiva, que proporcione relações transparentes, objetivando o crescimento pessoal e profissional;

●Aspectos éticos para preservar relações positivas;

●Liderança baseada no exemplo, comunicação; transmitida através de comportamentos e atitudes;

●Comunicação inspiradora, ética e responsabilidade social;

●Fala em público/condução de grupos;

●Você é a sua própria mídia, sua mensagem: mesmo fora de um palco, você está em cena;

●Técnicas de apresentação em palestras, reuniões; treinamentos; videoconferências

 

TRABALHO EM EQUIPE

●Cooperação e trabalho em equipe

●Equipes motivadas dependem de líderes acessíveis;

●Ferramentas e Técnicas de Coach aplicada à liderança;

●Potencial criativo como instrumento na busca de alternativas para a solução de problemas e inovações;

●Formação da equipe: definição de metas, papéis e responsabilidades;

●Como mobilizar a equipe;

●Respeito às diversidades e a convivência das diferenças;

●Diversidade não se sustenta sem inclusão;

●Qual o papel do líder no processo de inclusão;

●Motivação o que realmente motiva e desmotiva as pessoas;

●Gestão de conflitos; 

 

DELEGAÇÃO DE TAREFAS E RESPONSABILIDADE

●Delegar não é abdicar;

●Compartilhamento de responsabilidade

●Técnicas e análise de problemas.

 

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

●O que é emoção?

●Empatia

●O uso de ferramentas de inteligência emocional nas relações de trabalho; 

 

LIDERANDO A MUDANÇA

●Mudança e Cultura Organizacional;

●O papel do agente de transformação;

●Processo de Mudança;

●Mobilizando a disposição para mudar;

●Gestão da Cultura e oportunidades de mudança; 

●Os processos de mudança e seu impacto nas pessoas e nas   instituições;

●Mobilização para mudar;

●Desenvolver e preparar novos líderes;

●Potencial criativo como instrumento na busca de alternativas para a solução de problemas e inovações;

●Líder Coach como condutor de mudanças.

 

GESTÃO DO TEMPO

●Gestão inteligente do tempo;

●As imposições sobre o tempo;

●Administração do tempo no trabalho; 

●Empecilhos à administração do tempo;                             

●Ferramentas de administração do tempo;

●Como organizar seu tempo.                

 

Mais Informações

Carga Horária: 30 h/a.

Instrutor

Equipe Supercia 63

O conteúdo deste curso poderá ser customizado de acordo com a sua necessidade, no formato in company ou compartilhado. Converse conosco.

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