"No século XXI, as organizações têm de alcançar um desempenho máximo... liberando o poder das pessoas e não liberando-as ou dirigindo-as, mas inspirando-as. ”
Kevin Roberts
O contexto de mudanças e restrições no setor público, aliado à necessidade de melhoria na prestação dos serviços aos cidadãos, exigem o desenvolvimento de líderes capazes de mobilizar equipes, inclusive virtuais, construindo redes sinérgicas de relacionamentos, de gerenciar restrições de recursos, de oxigenar processos de trabalho e de buscar soluções inovadoras, conferindo assim um novo sentido para o exercício da liderança.
Coordenar os trabalhos de uma equipe envolve uma série de competências, tais como: integrar os componentes, estabelecer metas e objetivos comuns, manter a equipe motivada, maximizar o desempenho, conduzir os trabalhos com foco na missão institucional e avaliar os resultados alcançados.
O líder é o maior responsável pela produtividade de sua equipe e manutenção da motivação dos profissionais. Compete a ele a ela atribuição de definição de metas, realizar monitoramento de forma contínua, treinar e avaliar seus liderados.
Este curso tem por objetivo proporcionar aos participantes uma oportunidade de revisar seus papéis profissionais, despertando a capacidade criadora, estimulando-os a desenvolver competências e habilidades essenciais à solução de problemas no contexto organizacional.
Elevar o grau de competências gerenciais associadas à gestão pública contemporânea, para a consecução das metas institucionais, com enfoque na gestão de pessoas, de processos e da estratégia.
Objetivos Específicos
Desenvolver a liderança através do uso e aplicação de ferramentas de coaching;
Proporcionar aos gestores o acesso a discussões e ferramentas, em formato de 'oficina', que desenvolvam competências para administrar pessoas e processos com foco em resultados.
●Formar e prover o aperfeiçoamento contínuo de lideranças;
●Ampliar a capacitação dos recursos humanos, melhorando seu aproveitamento funcional e suas perspectivas de futuro; definindo as competências essenciais à execução e à condução dos projetos de interesse da Instituição.
●Sensibilizar, incentivar e motivar sobre temas preponderantes da gestão contemporânea das organizações, enfatizando a importância do crescimento baseado:
●No Ser Humano como principal fator de competitividade;
●Na importância de melhorias na produtividade, atendendo a necessidade urgente de fazer mais com menos;
●Na necessidade de um novo perfil profissional baseado no empreendedorismo, no amor ao trabalho, no compromisso ético, na autonomia da busca do conhecimento, no desenvolvimento das fortalezas e no gerenciamento das fraquezas;
●Na importância da Inovação e da Excelência nos processos, produtos e serviços e
● Propiciar o autoconhecimento e desenvolver nos participantes as competências necessárias para a gestão de pessoas e liderança;
●Propiciar ferramentas e técnicas de coaching para auxiliar o gestor em feedback, delegação, estabelecimento de metas e gestão de equipes.
Resultados Esperados
●Estabelecimento de clima de cooperação e confiança entre os servidores, de modo a favorecer a troca de saberes e à crítica construtiva;
●Aumento da capacidade reflexiva e interventiva, tendo por base a gestão participativa e plena utilização do potencial criativo de cada um;
●Renovação de energia e vitalidade das pessoas;
●Aumento da sensibilidade às relações humanas, de modo a exercitar o diálogo com maturidade, cooperação e complementaridade às inteligências e ações;
●Motivação para a busca de satisfação profissional e pessoal;
●Compreensão dos fenômenos grupais observados: percepção, comunicação, liderança, desempenho de papéis, cooperação x competição, processo decisório, administração de conflitos;
●Desenvolvimento do trabalho em equipe;
●Valorização do ambiente de trabalho;
●Promoção do comprometimento funcional;
●Melhoria no clima organizacional.
Módulo I
TENDÊNCIAS EM GESTÃO DE PESSOAS
●Visão estratégica, contexto organizacional e a influência nos estilos de Liderança;
●Os novos paradigmas organizacionais;
●O papel do gestor - líder: comprometimento, ética, alinhamento com a estratégia organizacional e desenvolvimento do capital humano;
●Tendências em gestão de pessoas;
●Estilos de liderança;
●Coaching, Liderança Servidora nas instituições;
●Perfil do líder: competências e habilidades necessárias;
●Líder e gestor e seus diferentes papéis;
●Gestão por Competência Profissional;
●Desenvolvendo pessoas;
●A felicidade no ambiente de trabalho.
Módulo II
DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS GERENCIAIS
●A construção de ambientes afetivos-efetivos nas organizações;
●Como participar e obter maior satisfação no convívio interpessoal;
●Como estabelecer contratos com a equipe;
●Compreensão, adesão e comprometimento;
●Técnicas e análise de problemas;
COMUNICAÇÃO E RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
●Comunicação significativa: sabendo se comunicar com a equipe, estabelecendo empatia, confiança e sinergia;
●Comunicação assertiva;
●Comunicação não-violenta;
●Comunicação inspiradora, ética e responsabilidade social;
●Escuta Ativa;
●Comunicação assertiva;
●Cultura do feedback
●A importância do feedback e do feedfoward nas relações interpessoais;
●O processo de feedback e os critérios para torná-lo eficiente;
●Feedback de forma estruturada, profissional e ética: construção e aplicação em casos simulados e reais;
●A importância do líder saber ouvir, processar o argumento do outro e comunicar-se de forma assertiva, e não agressiva, que proporcione relações transparentes, objetivando o crescimento pessoal e profissional;
●Aspectos éticos para preservar relações positivas;
●Liderança baseada no exemplo, comunicação; transmitida através de comportamentos e atitudes;
●Comunicação inspiradora, ética e responsabilidade social;
●Fala em público/condução de grupos;
●Você é a sua própria mídia, sua mensagem: mesmo fora de um palco, você está em cena;
●Técnicas de apresentação em palestras, reuniões; treinamentos; videoconferências
TRABALHO EM EQUIPE
●Cooperação e trabalho em equipe
●Equipes motivadas dependem de líderes acessíveis;
●Ferramentas e Técnicas de Coach aplicada à liderança;
●Potencial criativo como instrumento na busca de alternativas para a solução de problemas e inovações;
●Formação da equipe: definição de metas, papéis e responsabilidades;
●Como mobilizar a equipe;
●Respeito às diversidades e a convivência das diferenças;
●Diversidade não se sustenta sem inclusão;
●Qual o papel do líder no processo de inclusão;
●Motivação o que realmente motiva e desmotiva as pessoas;
●Gestão de conflitos;
DELEGAÇÃO DE TAREFAS E RESPONSABILIDADE
●Delegar não é abdicar;
●Compartilhamento de responsabilidade
●Técnicas e análise de problemas.
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
●O que é emoção?
●Empatia
●O uso de ferramentas de inteligência emocional nas relações de trabalho;
LIDERANDO A MUDANÇA
●Mudança e Cultura Organizacional;
●O papel do agente de transformação;
●Processo de Mudança;
●Mobilizando a disposição para mudar;
●Gestão da Cultura e oportunidades de mudança;
●Os processos de mudança e seu impacto nas pessoas e nas instituições;
●Mobilização para mudar;
●Desenvolver e preparar novos líderes;
●Potencial criativo como instrumento na busca de alternativas para a solução de problemas e inovações;
●Líder Coach como condutor de mudanças.
GESTÃO DO TEMPO
●Gestão inteligente do tempo;
●As imposições sobre o tempo;
●Administração do tempo no trabalho;
●Empecilhos à administração do tempo;
●Ferramentas de administração do tempo;
●Como organizar seu tempo.
Carga Horária: 30 h/a.
Equipe Supercia 63