Manual Prático na Administração Pública
Com as recentes novidades anunciadas pela Secretaria de Governo Digital (SGD), do Ministério da Economia (ME), 2019 representou um marco para as aquisições de bens e serviços de tecnologia do Executivo Federal. As contratações de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) contam, agora, com novos modelos de compras e procedimentos mais simplificados e eficientes que evitam a ocorrência de fraudes e aumentam a transparência.
O New Public Management tende a morrer e dar espaço a uma nova era de governança digital, denominada “Digital-Era Governance”. Esse novo paradigma se vale dos avanços tecnológicos e tem como objetivo torná-los centrais nas ofertas dos serviços públicos. Ou seja, a tecnologia deixa de ser um instrumento que possibilita ganhos de eficiência para se tornar uma solução que ajuda a moldar o próprio serviço público.
Em primeira análise, o New Public Management deixou de ser novo configurando-se, reconhecidamente, em um modelo de meia-idade, o qual, aplicado na realidade burocrática contemporânea, pode gerar adversidades nos resultados esperados. Torna-se urgente reverter esse déficit, enfatizando que a Tecnologia da Informação e os Sistemas de Informação são mecanismos chaves para a continuidade da racionalização dos processos da administração pública na década de 2020. O futuro chegou. Naturalmente, destaca-se a grande importância que a Inteligência Artificial assume na nova maneira de operar os sistemas de gerenciamento e dos métodos de interagir com os cidadãos e os consumidores de serviço público;
Esta Capacitação trabalhará, de forma ampla, prática e didática, os conceitos e a aplicabilidade da inteligência artificial na Administração Pública.
Os servidores e agentes públicos envolvidos no processo de contratações de TIC precisam se atualizar com as significativas mudanças trazidas pela publicação de novas normas.
Dessa forma, torna-se imprescindível a apresentação de um panorama geral sobre as contratações de TIC e consequentemente a atualização profissional dos agentes envolvidos com as principais inovações, mudanças e novas responsabilidades trazidas pela nova Instrução Normativa SGD/ME nº 1 de 2019.
Objetivos Específicos
Os alunos serão capazes de conhecer, compreender e aplicar o novo modelo para contratação de bens e serviços de tecnologia da informação e comunicação no âmbito das melhores práticas de governança e gestão.
Adicionalmente, o curso pretende aprimorar as habilidades dos alunos apliquem conceitos e métodos de inteligência artificial para que: organizem processos eficientes; respondam de maneira assertiva aos obstáculos que se colocam diante dos gargalos; e valorizem a boa governança.
Servidores públicos atuantes na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Demais agentes e gestores envolvidos com a estrutura de TIC e os processos de contratação destes bens e serviços.
1.Histórico da Inteligência Artificial
2.Machine Learning
3.Fundamentos de Ciência de Dados e Big Data
4.Governança e Ética em Inteligência Artificial
Metodologia
O método utilizado para facilitar a mediação do conteúdo deste curso utilizará técnicas de Estudo dirigido, exposições dialogadas e participativas, com utilização de exemplos ilustrativos, debates, dinâmicas de grupo, estudo de caso e exercícios.
Carga Horária: 20 h/a.
Equipe Supercia 59