“Prevenção dos riscos com a construção de um ambiente acolhedor”
Para contribuir com a cultura de prevenção contra assédio e discriminação nas organizações, o curso foi desenvolvido com foco na abordagem de conceitos básicos e principais elementos que configuram a prática de violência no trabalho, tendo como objetivo desenvolver a capacidade de identificação e prevenção.
O propósito do curso é sensibilizar e conscientizar as pessoas da sua equipe, para que:
✔Potenciais agressores abandonem determinados comportamentos e ações caracterizadas como assédio e assim reduzir ao máximo ocorrências no ambiente de trabalho, com maior propriedade e conhecimento da causa;
✔Potenciais vítimas, a partir do treinamento, possam entender as situações que configuram assédio e consigam relatar essas ocorrências;
✔Seja feita caracterização e qualificação de casos de assédio, que poderão ser devidamente esclarecidos para todos, de forma que a organização mobilize a estrutura adequada de apoio quando necessário;
✔Reduzir o número de relatos improcedentes em canais de denúncias, melhorando estatísticas e otimizando o tempo de apuração.
Funcionários em cargos de liderança e demais interessados na matéria.
oAssédio Moral
●Conceito
●Origens sócio-históricas
●Assédio Organizacional
●Como ocorre?
●Atos de Gestão x Assédio Moral
●As conseqüências para a vítima
●O perfil do assediador e/ou abusador
●Atitudes que pode expressar Assédio
●Alvos mais freqüentes
●Meios de provas
●A responsabilidade dos Gestores
●Proteção legal
oAssédio Sexual
●Conceito
●Quais as formas de ocorrência?
●Requisitos para a sua configuração
●O que é necessário para caracterizar?
●O Assédio Sexual é considerado crime?
●Consequências do Assédio
●Meios de provas
●A responsabilidade dos Gestores
●Proteção legal
oDiscriminação
●Conceito
●Características
●Conseqüências
●Exemplos de práticas de discriminação
●A violência psicológica no trabalho
●Gestão e suas implicações para a discriminação no ambiente de trabalho
oO impacto do Assédio e da Discriminação no clima emocional da entidade.
oA importância dos códigos de conduta e da política de ética.
oRespeito como premissa institucional.
oComo tratar os casos de assedio e discriminação (medidas administrativas a serem adotadas para investigar o assédio e para conter o abuso, até a apuração dos fatos).
oMecanismos e canais de denúncia.
oInstrumentos jurídicos de prevenção e de enfrentamento ao assédio sexual.
oConflitos e as relações interpessoais – mediação como instrumento de resolução consensual.
oTeletrabalho e o assédio moral
oComunicação Não Violenta
oMediação de Conflitos
Carga Horária: 20 h/a.
Equipe Supercia 48