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CURSO GESTÃO DE BENS MÓVEIS E ALMOXARIFADO

CLASSIFICAÇÃO, RECLASSIFICAÇÃO, AVALIAÇÃO, DEPRECIAÇÃO, INVENTÁRIO, DESCARTE AMBIENTALMENTE CORRETO, ABANDONO, INUTILIZAÇÃO, BAIXAS EM ATENDIMENTO AO MCASP E NBC TSP, RELATÓRIOS, PARECERES, NOTAS TÉCNICAS E CONCILIAÇÕES DE SALDOS. 

O curso apresenta bases legais para gestão, planejamento e organização dos bens imóveis e almoxarifados nas repartições públicas, principais aspectos práticos sobre recebimento, tombamento, guarda, controle e baixa de bens inservíveis conforme normas patrimoniais contábeis. 

Enfoque na Administração Gerencial, a capacitação está voltada a maximização dos recursos públicos através da boa gestão dos estoques e planejamento da gestão patrimonial, provocando os níveis estratégicos das organizações a reconhecer o valor financeiro e capital humano empregados.

 

12 a 13 de junho de 2025
Cuiabá/MT

Objetivos Gerais

Subsidiar os gestores públicos com as melhoras práticas na gestão de materiais, bens móveis e almoxarifados.

A quem se destina

Gestores patrimoniais servidores das Unidades responsáveis pelo planejamento das aquisições. Servidores atuantes na área de Patrimônio, equipes de Controle Interno e Externo;

Conteúdo programático

1. Conceitos iniciais de: Contextualização dos bens permanentes e de consumo; 

2. Classificação de material de consumo x permanente: MCASP e Lei nº 4.320/64. Naturezas de despesas e tipos de empenhos.

3. Recebimento de material: Apresentar os tipos de recebimento de material no almoxarifado, com base na IN 205/88/SEDAP, e NLCC nº 14.133/21. Aceite, exame qualitativo e quantitativo. Comissões e termos de recebimento. 

4. Tombamento: Emplaquetamento de material permanente, termos de responsabilidade. Controle patrimonial como ferramenta de fechamento dos Relatório Mensal de Bens Móveis -  RMB. Controle material de uso duradouro, materiais que não recebe plaqueta. 

5. Controle de materiais de consumo: recebimento, registro, distribuição, baixas e conciliações do Relatório Mensal de Almoxarifado – RMA. 

6. Armazenagem e movimentação interna de material: Diferentes formas de armazenamento de acordo a usabilidade do material e valor no RMA e RMB. 

6. Saneamento de materiais: Planejamento das aquisições, ponto de ressuprimento; 

7. Inventários:  anual (obrigatório) rotativo, periódico e amostragem. Comissões e relatórios anuais de inventário.  

8. Desfazimento de bens: em atendimento as normas vigentes;;

9.  Movimentações: transferências diretas, doações, cessões. Termos e relatórios. 

10. Avaliação, Reavaliação e Depreciação: Macrofunção SIAFI e NBCT;

11.. Conciliações: Ajustes de saldos contábeis de patrimoniais;

12. Estudos de casos e práticas com dinâmicas entre os participantes;

13. Construção de modelos para termos de doação, reponsabilidade, desfazimentos;

14. Contratação de Leiloeiro e credenciamento de entidades para recebimento de bens e materiais inservíveis; 

 

Instrutor(a)

Gessé Ferreira Dias

Possui Graduação em Administração de Empresas pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal - UNIDERP (1998) e Graduação em Ciências Contábeis pela UNIGRAN - Dourados (2006). Especialista em Gestão Empreendedora de Negócios - UNIGRAN (2002). Especialista em Gestão Pública - Faculdade Educacional da Lapa - FAEL (2015). Especialista em Auditoria e Perícia Contábil - FAEL (2017). Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas FAEL (2017). Especialista em Gestão de Processos Gerenciais FAEL (2016). Possui curso de Oficial da Reserva do Exército - Serviço de Intendência (28º Batalhão Logístico - 1993 a 1994). Oficial Temporário da Reserva - R/2 (47º Batalhão de Infantaria), atuando na liderança de pessoas, Chefe do serviço de almoxarifado e serviço de aprovisionamento (1995 a 1998) Chefe do Setor Financeiro, Setor de Aquisições Licitações e Contratos, Suporte Documental, Comandante de Cia e Pelotão (1999 a 2002). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública (Gestão de patrimônio e Almoxarifado), Gestão de Pessoas, Gestão de Projetos, Planejamento Estratégico e Administração de empresas. Aperfeiçoamento em Gestão de Projetos, Gestão por Competências e Planejamento Estratégico (Gestão de Patrimônio Público, Materiais e Almoxarifado). Experiência em docência superior, atuando na UFMS, UFGD, UNIDERP, FETAC e PNAP/UAB - Tutoria a Distância. Colaborador da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) no curso GESTÃO DE MATERIAIS. Aprovado em 2006 para a carreira no cargo de Analista Administrativo (Administração) no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte - DNIT, onde desempenha atualmente a Função de Chefe do Serviço de Contabilidade e Finanças. Instrutor de cursos de curta duração: Gestão Patrimonial; Gestão de Almoxarifado; SIADS; Gestão de Material.

Local

ESPAÇO CDL CUIABÁ - Rua Cândido Mariano, nº 775-801 - Centro Norte

Cuiabá/MT

Mais Informações

Carga Horária: 16 h/a.

Horário: 8h às 12h e 13h30 às 17:30

Incluso: Brinde Supercia, Apostila, Caneta com marca texto, Certificado e Coffee Break.

Dados Bancários

. Banco do Brasil: Ag.2936-X c/c:132867-0

Investimento

R$ 1.980,00

Importante

Política de cancelamento ou adiamento de inscrições de cursos:

Por Iniciativa da SUPERCIA: o curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum ou outras razões, com 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

Por Iniciativa do Participante: O cancelamento deverá ser solicitado até 72 horas de antecedência do início do curso, após este prazo não haverá devolução do valor pago. Há possibilidade de substituição do participante.

 

O conteúdo deste curso poderá ser customizado de acordo com a sua necessidade, no formato in company ou compartilhado. Converse conosco.

 

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