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CURSO ELABORAÇÃO, GESTÃO E MANUTENÇÃO DO INVENTÁRIO DE GASES DE EFEITO ESTUFA (GEE) – TEORIA E PRÁTICA

26 de junho de 2025
a 07 de julho de 2025

Objetivos Gerais

Elaborar um inventário de emissões de GEE a partir de dados coletados na organização; gerir o inventário transpondo as informações na forma de gráficos e relatórios de gestão, a fim de subsidiar o Plano de Descarbonização (PD); entender a relevância das informações produzidas no inventário e a utilidade para a efetivação do PD e do PLS; manter o inventário atualizado, acompanhando a inserção e processamento de novos dados ao longo do tempo.

A quem se destina

Gestores ambientais de organizações públicas e privadas; equipes de órgãos do judiciário empenhadas em cumprir as Resoluções do CNJ; arquitetos, engenheiros e biólogos; analistas e técnicos das áreas ambientais de organizações públicas e privadas; membros de Comissões Gestoras do PLS.

Conteúdo programático

MÓDULO I – INTRODUÇÃO

•O que é um Inventário de GEE;

•Como o Inventário se insere no PD (Plano de Descarbonização) e no PLS (Plano de Logística Sustentável);

•O Inventário e as Resoluções 400, 550 e 594 do CNJ;

•Tipos e composição do Inventário – conhecendo a ferramenta GHG Protocol e as planilhas simples;

•Estudos de casos analíticos.

 

MÓDULO II – COLETA DE DADOS

•Os escopos do GHG Protocol;

•Os escopos extras;

•A matriz de coleta de dados;

•Prática – Vamos elaborar um inventário das emissões do curso, utilizando uma planilha simples;

•A escolha dos escopos;

•Escolhendo os escopos com a ajuda da Matriz de Escolha;

•Coletando os dados da organização com a ajuda da matriz;

•Prática extraclasse: coleta de dados na organização;

•Prática - Coleta e processamento de dados;

•Analisando e vencendo as dificuldades.

 

MÓDULO III – ELABORANDO O INVENTÁRIO

•Prática - Inserindo os dados coletados no software e nas planilhas para processamento;

•Prática - Análise dos escopos, unidades e medidas, e a “linguagem do carbono”;

•Prática - Obtenção e análise dos resultados;

•Transformando os dados obtidos em um relatório para entrega e apresentação;

•Prática - Modelo e formatação do produto do curso: Relatório do Inventário.

 

MÓDULO IV – USO E MANUTENÇÃO

•O Inventário e a descarbonização, na prática – próximas etapas no cronograma do CNJ;

•Mantendo “vivas” as informações do Inventário;

 

EXTRA CLASSE: Fórum com perguntas e respostas em grupo de whatsapp vigente pelo período de 10 dias.

Instrutor(a)

Mário Viggiano

Arquiteto, professor, gestor público e consultor com pós-graduação em PAAC (Projeto de Arquitetura Assistido por computador). Especialista em construções sustentáveis, planejamento estratégico, PLS e descarbonização, ministrou mais de 30 palestras sobre esses temas. Foi professor da UNIP, e da pós-graduação da Universidade Castelo Branco. No ILB, Instituto Legislativo Brasileiro, escola de governo do Senado Federal, ministrou cursos sobre sustentabilidade para as assembleias e câmaras legislativas pelo Brasil e no judiciário para o TRE-AC e TJ-TO. Autor de vários livros com destaque para PROJETO DE EDIFÍCIOS PÚBLICOS SUSTENTÁVEIS, disponível para download gratuito na Biblioteca do Senado Federal.

Local

Curso EAD Síncrono (online 100% ao vivo)

Mais Informações

Carga Horária: 24 h/a

Horário: 26, 27, 30/6/2025 e 3, 4 e 7/7/2025 - 14h às 18h (horário Brasília)

Incluso: Apostila em PDF e Certificado digital.

Dados Bancários

. Banco do Brasil: Ag.2936-X c/c:132867-0

Investimento

R$ 2.480,00

Formato: Curso EAD Síncrono (online 100% ao vivo)

•Interação em uma plataforma de aulas ao vivo entre professor e alunos. O conteúdo é adequado para essa nova configuração de capacitação online, com a mesma qualidade dos cursos presenciais. Todos poderão se comunicar com o instrutor, tanto através de chat como por microfone.

•Os participantes receberão login e senha para acesso a plataforma segura, com transmissão por áudio, vídeo, chat e compartilhamento de conteúdo e, nos dias e horários marcados participarão das aulas. Apostila em PDF enviada por email ao responsável em até 24 horas antes do início do curso. Certificado Digital. O curso ficará gravado e disponível para revisão da matéria por 30 dias.

Os participantes deverão possuir os requisitos técnicos recomendados:

Computador e processador: Mínimo de 2 GHz (ou superior) (32 bits ou 64 bits), Memória: 4 GB de RAM   Disco rígido: 3 GB de espaço em disco disponível, Display: Resolução de tela 1024 x 768, Hardware gráfico: Mínimo de 128 MB de memória gráfica, Sistema operacional: Windows Server 2012 R2+, Windows 10 ou Windows 8.1 de 32 bits e 64 bits. Para obter uma melhor experiência, use a versão mais recente do sistema operacional, Versão do .NET: Exige .NET 4.5 CLR ou posterior, Dispositivos: Câmera de notebook (opcional), microfone e alto-falantes padrão

 

Importante

Política de cancelamento ou adiamento de inscrições de cursos:

Por Iniciativa da SUPERCIA: o curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum ou outras razões, com 24 horas de antecedência da data prevista para seu início. Por Iniciativa do Participante: O cancelamento deverá ser solicitado até 72 horas de antecedência do início do curso, após este prazo não haverá devolução do valor pago. 

O conteúdo deste curso poderá ser customizado de acordo com a sua necessidade, no formato in company ou compartilhado. Converse conosco.

 

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