O curso visa o conhecimento do Sistema Integrado de Administração Financeira – SIAFI – e a atualização das rotinas de execução orçamentária e financeira, em virtude da aplicação do novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), a partir de 2 de janeiro de 2015, por meio da discussão teórica sobre os principais aspectos de mudança e o reflexo prático na execução orçamentária e financeira.
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Explicitar a estrutura do orçamento público e suas formas de apresentação;
Mostrar o ciclo orçamentário e financeiro;
Apresentar as principais definições e classificações da receita e despesa públicas;
Identificar as etapas da execução da despesa e sua caracterização;
Explicar os procedimentos da programação financeira;
Diferenciar crédito de recurso, bem como entender os principais conceitos utilizados na execução orçamentária e financeira (fonte, gestão, unidade orçamentária, vinculação, entre outros);
Mostrar as novidades do Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP), que acarretará em mudanças de conceitos e procedimentos na execução;
Apresentar o funcionamento do Subsistema de Contas a Pagar e a Receber – CPR, o plano de contas, tabela de evento e os aspectos da contabilidade pública aplicada ao SIAFI; e
Executar o lançamento de documentos no CPR, os procedimentos de execução da despesa no SIAFI (empenho, liquidação e pagamento) e solicitações de recursos.
Destina-se a atender os envolvidos nas ações de acompanhamento, execução e controle dos processos de execução orçamentária e financeira das diversas esferas de governo, além de profissionais de administração, economia e gestores públicos que trabalhem com informações orçamentárias e financeiras.
MÓDULO I – CONCEITOS BÁSICOS TEÓRICOS
1.Explicitar o orçamento público e o ciclo orçamentário e financeiro;
2. Apresentar as principais definições e classificações da receita e despesa públicas;
3. Identificar as etapas da execução da despesa, em especial o “em liquidação”;
4. Explicar os procedimentos da programação financeira;
5. Diferenciar crédito de recurso, bem como entender os principais conceitos utilizados na execução orçamentária e financeira (fonte, gestão, unidade orçamentária, vinculação, entre outros);
6. Manual SIAFI via web.
MÓDULO II – CONCEITOS BÁSICOS DE SIAFI E SUA IMPORTÂNCIA COMO INSTRUMENTO DA CONTABILIDADE PÚBLICA
1. Apresentação e Conceitos Básicos do Sistema: Histórico, Objetivos, Características, Modalidades de Uso, Formas de Acesso, Segurança, Conceitos Fundamentais para Navegação e Principais Documentos Contábeis de Entrada de Dados, Modalidades de Consulta, Diagrama do Sistema (Árvore do SIAFI), Menu Principal, Acesso;
3. Nomenclaturas utilizadas no SIAFI: Órgão, Unidade Orçamentária (UO), Unidade Gestora (UG), Gestão, Crédito, Recurso, Fonte de Recursos.
4. Verbos
5. Transações de Informações do Sistema: Lista de Usuários da Unidade Gestora (LISTAUSUG), Calendário do Sistema (CALENDARIO), Incluindo e Consultando Mensagens (INCMSG, CONMSG, CONRECMENS)
6. Tabelas Administrativas: Tabela de Órgão (CONORGAO), Tabela de Unidade Gestora (CONUG) e Tabela de Gestão (CONGESTÃO), consultando a Tabela de Municípios (CONMUN).
MÓDULO III – AS INOVAÇÕES DA EXECUÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA PARA 2015 COM O PCASP
1. Por que do PCASP?;
2. Características e Estrutura do PCASP;
3. Indicador de Superávit Financeiro (ISF);
4. Tabela de Eventos e o ISF;
5. DE/PARA - contas antigas para o novo Plano (CONORIGEM);
6. Quinto nível da conta contábil – importância para fins de consolidação;
7. Fato Gerador do Passivo Exigível (VPD).
MÓDULO IV – TRANSAÇÕES NO SIAFI E O SUBSISTEMA CONTAS A PAGAR E A RECEBER – NOVO CPR
(por ocasião da suspensão do SIAFI EDUCACIONAL a parte de inclusão de documentos será apenas explicativa)
1. Transações: (>CONCONTA), (>CONEVENTO), (>BALANCETE);
2. Acesso ao Novo SIAFI – CPR via WEB (Menu Geral, Meu Menu, Árvore e Comunica).
3. Operacionalização do Novo SIAFI: CONSIT, CONTIPSIT, CONDH, CONTIPDH, GERCOMP e DEMCOMP.
4. Exercícios práticos: Consultas dos dados de empenho no SIAFI Operacional (transações – CONLI eCONNE), Registro de um Contrato (RC), busca de uma conta contábil nova em 2015 (>CONORIGEM); Inclusão e alteração de documentos hábeis – transação INCDH (apropriação de despesas); Consulta de documentos hábeis – transação CONDH; e Realização dos Compromissos – transação GERCOMP.
Carga Horária: 24 h/a
Equipe supercia