Objetivos gerais
O seminário tem como objetivo proporcionar aos participantes o aprendizado teórico e prático no uso das técnicas de Coaching, aplicadas às atividades de liderança na Administração Pública.
Desenvolver o espírito critico em relação a seu comportamento diante da carreira;
Levar o participante a descobrir comportamentos da equipe que precisam ser modificados;
Levar o participante a estabelecer desafios pessoais de liderança para conseguir atender às exigências das mudanças;
Levar o participante a refletir sobre o reflexo das relações humanas do gestor e sua equipe ou superior com o resultado de sua liderança.
A quem se destina
Este seminário destina-se a executivos, gestores públicos, professores, ou qualquer pessoa , na Administração Pública, que queira aprimorar as competências pessoais e profissionais, assim como a todo profissional que deseja desenvolver habilidades e comportamentos que o levem à novas conquistas na carreira e na vida pessoal.
Conteúdo programático
O QUE É COACHING?
- De onde vem o nome Coaching;
- Histórico da ferramenta;
- O coaching como agente de mudanças;
- Coaching formal e informal;
- As mudanças diante dos cenários;
- Vantagens do coaching;
- Principais tipos de coaching;
- Conceitos relacionados ao coaching.
PROCESSO DO COACHING NA GESTÃO PÚBLICA
- A personalidade;
- A neurolingística;
- Metodologia Coaching;
- Ferramentas do coaching;
- Estágios do processo;
- 1°Contemplação;
- 2° Preparação;
- 3° Açã;o
- 4° Manutenção.
- O coachee
MUDANDO COM O COACHING
- Coaching, motivação e proatividade;
- Valores e metas compartilhadas;
- Procedimentos relacionados com RH;
- Mecanismos laterais de comunicação entre áreas;
- Construção e adequação do estilo pessoal;
- Necessidades intra e interpessoais
- habilidades e comportamentos que o levem à novas conquistas,
- Coaching e qualidade de vida.
COMUNICAÇÃO NA EQUIPE
- Objetivo de uma equipe;
- Principais vantagens do trabalho em equipe;
- Desvantagens do trabalho em equipe;
- Comportamento do líder de equipe;
- Comportamento dos integrantes da equipe;
- Principais problemas que podem ser encontrados em uma equipe;
- Os conflitos;
- Coaching e processo decisório;
- Coaching e superação de conflitos;
- Como ser um mediador de conflitos;
- Origem dos conflitos;
- Como lidar com os conflitos;
- Cuidados com o trabalho em equipe;
- Ética do coach e do mentor.
COACHING E LIDERANÇA NA GESTÃO PÚBLICA
- Comportamento e liderança;
- O que é um líder?
- O que se espera do líder?
- Desafios do líder;
- Desenvolvimento de liderança;
- Habilidades do líder;
- Competências;
GESTÃO DINÂMICA DO COACHING NAS EMPRESAS
- Necessidades organizacionais;
- Clima;
- Sinergia;
- Mentalidade para o sucesso do coaching em empresa;
- Fases do relacionamento coach-coachee.
A ORGANIZAÇÃO PÚBLICA
- Sua cultura organizacional, política, estrutura, objetivos e o estilo da gerência (diagnose);
- O design organizacional e a motivação do pessoal;
- Mapeamento de Processos;
- O papel e responsabilidades do Órgão Público, dentro dos padrões de qualidade e produtividade;
- Visão sistêmica: estrutura integrada ideal;
- Plano de sustentação que contribua à fixação da estratégia integrada desejada.
GERÊNCIA E MELHORIA DA PRODUTIVIDADE
- Importância dos indicadores de desempenho e sistemas de informação, como utilizá-los visando a otimizar as decisões;
- Falhas de gerência: identificar e corrigir;
- As novas necessidades profissionais e as expectativas da Organização Pública.
O SISTEMA DE GESTÃO DE DESEMPENHO
- O que é competência?
- Comportamento: a leitura do comportamento como diferencial na avaliação;
- Indicadores e características;
- Gestão dos indicadores de desempenho;
- Fatores de geração de indicadores;
- Papel dos indicadores;
- Palavras-chave na definição de indicadores.
AS NOVAS NECESSIDADES PROFISSIONAIS
- Criando uma imagem positiva de sua Organização;
- Habilidade, estilo e clima no relacionamento;
- Estabelecendo um plano de ação pessoal para atender às expectativas da “Organização Pública”.
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