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CURSO REDAÇÃO TÉCNICA - ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS, PARECERES E DEMAIS DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS

"A simplicidade resulta sempre de um violento esforço. Não se atinge uma expressão fácil, concisa e harmoniosa, sem longas e tumultuárias lutas em que arquejam juntos espírito e vontade".

Eça de Queirós. Escritor português. (1845-1900)

 

Apresentação

 

Em um mundo globalizado e de decisões rápidas, a confiança e a determinação são ingredientes indispensáveis para o sucesso, e transmitimos quase tudo através da comunicação. 

Assim, a expressão escrita torna-se uma exigência da organização moderna, comprometida com a qualidade, e um elemento facilitador, ao dinamizar os procedimentos em diferentes níveis e permitir o intercâmbio de ideias e experiências.

Saber explicar situações, definir conceitos, instruir processos, recomendar ações e apresentar soluções são alguns dos diferenciais do profissional da sociedade da informação e do conhecimento. Lembre-se de que seus textos são a evidência persuasiva de sua competência, personalidade e capacidade profissional.

O bom comunicador deve perceber que o compromisso permanente com a clareza e objetividade é essencial para a correta implementação das ações que se torna necessário desencadear. Nesse sentido, economizar o tempo despendido na geração de documentos administrativos é de suma importância para o bom funcionamento institucional.

O Curso REDAÇÃO TÉCNICA - ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS E PARECERES estabelece as bases de ação para que os profissionais possam responder, com assertividade, às necessidades de comunicação impostas pelos novos tempos.

 

 

09 a 14 de dezembro de 2020

Objetivos Gerais

O redator deve ser capaz de:

Desenvolver técnicas adequadas de redação com vistas à maior clareza e legibilidade dos relatórios, pareceres e demais documentos desenvolvidos na instituição.

 

 

Objetivos Específicos

 

•Estimular a reflexão crítica sobre a realidade.

•Melhorar o fluxo de comunicação inter e entre segmentos e órgãos, assim como entre a instituição e os clientes internos e externos.

•Fornecer ao treinando instrumentos que o auxiliem a redigir relatórios e pareceres com propostas de recomendações e determinações, de acordo com critérios de clareza, convicção, concisão, exatidão, legibilidade, relevância e objetividade. 

 

•Deixar claro que a redação de um documento está ligada à prática diária e ao conhecimento de que a língua é o suporte desse processo.

 

A quem se destina

Profissionais envolvidos na geração, edição e customização de documentos técnicos, que devem chegar todos os dias a leitores que necessitam dessas informações para implementar ações administrativas.

Conteúdo programático

PRODUÇÃO DE TEXTO

•Compromisso administrativo dos empregados com os documentos elaborados;

•Sensibilização para a importância dos documentos técnicos que têm por objetivo subsidiar tomadas de decisões ou que irão responder aos Órgãos de Controle;

•O que faz a qualidade dos textos técnicos;

•Estilo e linguagem do moderno texto técnico;

•Mitos e verdades: o que todo comunicador precisa saber;

•Relações formais;

•Semântica: utilização de palavras e expressões de forma adequada;

•Qualidades essenciais do texto técnico;

Argumentação do Texto Técnico

                 

• Macroestrutura do texto argumentativo

• Formas de persuasão

• Argumentos e contra-argumentos

• Planejamento do texto

OS RELATÓRIOS, OS PARECERES E DEMAIS DOCUMENTOS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL

•O texto técnico profissional;

•As formas adequadas de apresentar orientações técnicas: pode, deve, convém (com base na Diretiva Nacional da ABNT, de 2007, que propõe regras para a estrutura e redação de Documentos Técnicos);

•A ordem das ideias nos relatórios, pareceres e demais documentos; 

•A necessidade de pesquisa para elaborar o texto técnico;

•Definição, classificação e organização de relatórios, pareceres e demais documentos institucionais;

•Elementos que podem compor a estrutura de documentos técnicos (elementos pré-textuais, elementos textuais e elementos pós-textuais, conforme normas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas);

PADRONIZAÇÃO

•Destaques (aspas, negrito, sublinhado e itálico);

•Siglas, abreviaturas, abreviações e símbolos;

•Escrita de números no texto;

•Normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas);

•Lei Complementar nº. 95/98, de 26 de fevereiro de 1998;

QUESTÕES GRAMATICAIS APLICADAS AOS TEXTOS

•Concordância verbal;

•Concordância nominal;

•Regência verbal;

•Regência nominal;

•Acentuação gráfica;

•Emprego de iniciais maiúsculas;

•Pontuação: uso da vírgula e do ponto-e-vírgula;

•Pronomes demonstrativos;

•Pronomes de tratamento;

•Crase;

•Verbos com duplo particípio;

•A nova ortografia da língua portuguesa;

•Outras questões gramaticais relevantes que surgirem na análise e elaboração dos documentos ou exercícios.

 

suelyzcobucci

Instrutor(a)

Suely Cobucci

Educadora Empresarial, consultora e palestrante em Recursos Humanos (RH), Diretora da Cobucci - Desenvolvimento Humano Ltda., Mestranda em Liderança pela Unisa – Universidade de Santo Amaro-SP, Mestrado em Recursos Humanos e Gestão do Conhecimento pela FUNIBER - Fundação Iberoamericana Espanha/Brasil, Pós-graduada em Didática do Ensino Superior pela Universidade Católica de Brasília, Pós-graduada em Psicopedagogia pela UniCEUB, Especialista em Dinâmica de Grupo pela SOBRAP (Sociedade Brasileira de Psicoterapia e Psicodrama). Especialista em Jogos de Empresa, Formação em Life & Professional Coaching pela Sociedade Brasileira de Coaching (2012)licenciada pelo Behavioral Coaching Institute e pelo International Coaching Council.  Consultora responsável pela atualização, ampliação e revisão da terceira edição do Manual de Redação da Presidência da República, em Acordo de Cooperação com a Casa Civil. Consultora responsável pela elaboração do Manual de Redação e Estilo do Banco Interamericano de Desenvolvimento - BID. Consultora responsável pela elaboração do Manual de Redação da Embrapa. Graduada em Letras – Língua Portuguesa e Literaturas pela UniCEUB - Universidade do CEUB. Professora aposentada da cadeira de Redação e Língua Portuguesa da Secretaria de Educação do Distrito Federal. É professora do Cespe – Centro de Seleção e Promoção de Eventos – na área de Redação Oficial dos cursos de formação para os recém-aprovados em concurso público. Autora do livro: O Domínio da Redação Empresarial – Exigência de Qualidade nas Organizações (no prelo). Desde 1994, dedica-se ao estudo de temas ligados à melhoria de performance, autoconhecimento, crescimento pessoal e profissional, tendo participado de inúmeros eventos presenciais e a distância, em Brasília e no Brasil.

Local

Curso EAD síncrono (online - ao vivo)

Mais Informações

Carga Horária: 12 h/aula, com duração de 4 dias (3h/aula por dia)

Horário: 9h às 12hs (horário Brasília)

Incluso: Apostila em PDF

Dados Bancários

. Banco do Brasil: Ag.2936-X c/c:132867-0

Investimento

R$ 980,00

Formato: Curso EAD Síncrono (on line ao vivo)

 

•Interação em uma plataforma de aulas ao vivo entre professor e alunos.

•O conteúdo é adequado para essa nova configuração de capacitação online, com a mesma qualidade dos cursos presenciais. 

•Todos poderão se comunicar com o instrutor, tanto através de chat como por microfone.

•Os participantes receberão login e senha para acesso a plataforma segura, com transmissão por áudio, vídeo, chat e compartilhamento de conteúdo e, nos dias e horários marcados participarão das aulas.

•Apostila em PDF enviada por email ao responsável em até 24 horas antes do início do curso.

•Certificado 

•O curso ficará gravado e disponível para revisão da matéria por 24 horas.

 

Os participantes deverão possuir os requisitos técnicos recomendados:

 

•Computador e processador: Mínimo de 2 GHz (ou superior) (32 bits ou 64 bits).

•Memória: 4 GB de RAM

•Disco rígido: 3 GB de espaço em disco disponível

•Display: Resolução de tela 1024 x 768

•Hardware gráfico: Mínimo de 128 MB de memória gráfica

•Sistema operacional: Windows Server 2012 R2+, Windows 10 ou Windows 8.1 de 32 bits e 64 bits. Para obter uma melhor experiência, use a versão mais recente do sistema operacional.

•Versão do .NET: Exige .NET 4.5 CLR ou posterior

•Dispositivos: Câmera de notebook (opcional), microfone e alto-falantes padrão

 

Importante

Política de cancelamento ou adiamento de inscrições de cursos:

Por Iniciativa da SUPER CURSOS: o curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum ou outras razões, com 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

Por Iniciativa do Participante: O cancelamento deverá ser solicitado até 72 horas de antecedência do início do curso, após este prazo não haverá devolução do valor pago. Há possibilidade de substituição do participante.

 

O conteúdo deste curso poderá ser customizado de acordo com a sua necessidade, no formato in company ou compartilhado. Converse conosco.

 

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