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Curso Custos Aplicados ao Setor Público

Ênfase no uso de conceitos e técnicas de custos para a tomada de decisão no setor público

O treinamento apresenta abordagem teórica e prática da aplicação de custos no setor público com ênfase legal (Lei nº 4.320/64 e Lei de Responsabilidade Fiscal). Também aborda as exigências em relação a custos da Norma Brasileira de Contabilidade que trata do subsistema de custos aprovada pelo Conselho Federal de Contabilidade. 

23 a 26 de março de 2021

Objetivos Gerais

Ao final do treinamento os participantes serão capazes de:

- Identificar, diferenciar e classificar as variações do patrimônio público;

- Diferenciar custos diretos e indiretos;

- Diferenciar custos fixos e variáveis e semivariáveis; 

- Apontar os fatores decisórios no processo de escolha de alternativas de ação: comprar, alugar, arrendar, terceirizar etc.

- Diferenciar princípios de custeio e métodos de custeio;

- Apontar as etapas de implantação de sistemas de custeio de objetos de custo, mediante a identificação de itens de custo, segregados por departamento, atividades e produtos/serviços.

 

A quem se destina

Destinado a profissionais e gerentes atuantes nas áreas de patrimônio, contas a receber, informática, recursos humanos, transportes, almoxarifado, entre outras áreas decisórias que tenham necessidade de produzir e utilizar informações de custos.

Conteúdo programático

1. Estrutura Conceitual da Contabilidade Pública (NBC TSP 00 do CFC)

- Noções Básicas

- Relatórios Contábeis de Propósito Geral (RCPG)

- Características Qualitativas da Informação Contábil

- Restrições à Informação Incluídas nos RCPG

- Legislação de Custos no Setor Público

 

2. Vertentes de Custos Aplicáveis ao Setor Público

- Custos para apuração de resultado 

- Custos para comparação de alternativas de ação (alugar x comprar x terceirizar etc.)

- Avaliação do comportamento de custos 

- Mensuração de objetos de custos (unidades administrativas, programas, ações, macroprocessos, processos etc.)

 

3. Conceitos de Custos Aplicáveis ao Setor Público

- Gastos x Desembolsos x Investimentos x Custos

- Apropriação de custo

- Objetos de custo x Itens de custo

- Sistemas de acumulação e Sistemas de custeio

- Custos da prestação de serviços

- Custo direto x Custo indireto

- Custo fixo x Custo variável x Semivariável

- Custo de oportunidade

 

 

4. Métodos de Custeio no Setor Público

- Introdução

- Custeio Direto

- Custeio Variável

- Custeio por Absorção

- Custeio Baseados em Atividades

 

5. Tópicos Especiais de Sistemas de Informações de Custos

- Tratamento dos custos indiretos (despesas de pessoal, de tecnologia de informação etc.)

- Emprego de variações patrimoniais diminutivas em Sistemas de Custos

 

6. Experiências Concretas de Implantação de Sistemas de Custos no Setor Público (estudo comparativo de casos de sucesso)

 

Francisco Glauber Lima Mota

Instrutor(a)

Francisco Glauber Lima Mota

Mestre em Contabilidade pela Fundação Universidade de Brasília – UnB; Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará – UFC; Graduado em Gestão Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul; Especialista nas áreas financeira e operacional (convênio BEC-BNB); Especialista em políticas públicas e gestão governamental pela Escola Nacional de Administração Pública – ENAP; Contador da Câmara dos Deputados; Professor licenciado do Centro Universitário de Brasília – UniCEUB; Consultor de empresas de informática para a área de contabilidade pública (ASPEC, FIORILLI); Parecerista da Revista Catarinense da Ciência Contábil, editada pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina; Autor dos livros Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Contabilidade Aplicada ao Setor Público - Suplemento e Curso de Siafi – Uma Abordagem Prática da Execução Orçamentária e Financeira Federal; Autor de artigos científicos aprovados em congressos nacionais e internacionais; Autor de artigos publicados no Boletim de Administração Pública Municipal; Membro do Grupo Técnico de Contabilidade Pública da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda; Membro da Academia de Ciências Contábeis do Distrito Federal ACICONDF; Agraciado com a medalha “Mérito Contábil Acadêmico”, em 2013, iniciativa do Conselho Regional de Contabilidade do DF.

Local

Curso EAD síncrono (online - ao vivo)

Mais Informações

Carga Horária: 16 h/aula, com duração de 4 dias (4h/aula ao dia)

Horário: 9h às 13hs (horário Brasília)

Incluso: Apostila em PDF

Dados Bancários

. Banco do Brasil: Ag.2936-X c/c:132867-0

Investimento

R$ 1.480,00

Formato: Curso EAD Síncrono (on line ao vivo)

 

•Interação em uma plataforma de aulas ao vivo entre professor e alunos.

•O conteúdo é adequado para essa nova configuração de capacitação online, com a mesma qualidade dos cursos presenciais. 

•Todos poderão se comunicar com o instrutor, tanto através de chat como por microfone.

•Os participantes receberão login e senha para acesso a plataforma segura, com transmissão por áudio, vídeo, chat e compartilhamento de conteúdo e, nos dias e horários marcados participarão das aulas.

•Apostila em PDF enviada por email ao responsável em até 24 horas antes do início do curso.

•Certificado 

•O curso ficará gravado e disponível para revisão da matéria por 24 horas.

 

Os participantes deverão possuir os requisitos técnicos recomendados:

 

•Computador e processador: Mínimo de 2 GHz (ou superior) (32 bits ou 64 bits).

•Memória: 4 GB de RAM

•Disco rígido: 3 GB de espaço em disco disponível

•Display: Resolução de tela 1024 x 768

•Hardware gráfico: Mínimo de 128 MB de memória gráfica

•Sistema operacional: Windows Server 2012 R2+, Windows 10 ou Windows 8.1 de 32 bits e 64 bits. Para obter uma melhor experiência, use a versão mais recente do sistema operacional.

•Versão do .NET: Exige .NET 4.5 CLR ou posterior

•Dispositivos: Câmera de notebook (opcional), microfone e alto-falantes padrão

 

Importante

Política de cancelamento ou adiamento de inscrições de cursos:

Por Iniciativa da SUPER CURSOS: o curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum ou outras razões, com 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

 

Por Iniciativa do Participante: O cancelamento deverá ser solicitado até 72 horas de antecedência do início do curso, após este prazo não haverá devolução do valor pago. Há possibilidade de substituição do participante.

 

O conteúdo deste curso poderá ser customizado de acordo com a sua necessidade, no formato in company ou compartilhado. Converse conosco.

 

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