CURSO PRÁTICO DE GESTÃO FINANCEIRA DE FROTA DE VEÍCULOS ATRAVÉS DE INDICADORES
Data: 01/04/2024 a 02/04/2024
•Apresentar aos participantes metodologia de trabalho eficaz e eficiente para a boa condução das atividades logísticas em um almoxarifado de materiais;
•Apresentação de "cases studies", com a utilização destas práticas dentro das empresas; - Orientações de como implantar estas práticas com sucesso com apresentações “in loco” para os participantes;
•Propiciar a discussão e análise de montagem de plano de ação para melhoria das atividades e controle de resultados.
Todos os profissionais atuantes nos processos operacionais em almoxarifado, e que os que queiram ingressar nesta área.
•Logística – conceitos e aplicações
•Modelos de Gestão Logística
•Atividades e Responsabilidades dos Gestores de Estoques;
•Objetivos de Desempenho e Logística Integrada.
oModelos para Reposição dos Estoques - Cálculo da Demanda
•Sistemas e Técnicas para cálculo da Demanda;
•Ponto de Reposição e Método Duas Gavetas;
•Estoque Máximo - Estoque de Segurança (Estoque Mínimo);
•Lote de compra - LEC (Lote Econômico de Compra) e Modelo Simplificado.
oAtividades dos Estoques
•Recebimento, Armazenagem e Distribuição dos Materiais;
•PDM - Padrão Descritivo dos Materiais;
•Classificação e Padronização dos Materiais.
oControle dos Estoques
•Curva ABC e XYZ dos estoques;
•Custos dos Estoques - Como calcular o Giro dos Estoques;
•Melhoria Contínua e Técnicas para Redução dos Estoques.
•Indicadores do festão de estoque
oSaneamento dos Estoques
•Como tratar materiais parados e obsoletos.
oAvaliação dos Resultados
•Indicadores Gerenciais;
oMonitoramento de estoque (mínimo/máximo/ponto ressuprimento) Conceito de inventário
oA Influência da Precisão dos Registros no Planejamento:
•Origem das divergências nos estoques;
•Recebimento - Localização - Embarque.
oOrganizando o Almoxarifado
•Classificação;
•Codificação;
•Localização dos Estoques.
oTipos de Inventários e escolha do método a utilizar
•Periódico - Rotativo/Cíclico - Programado - A Pedido.
•Método;
•Plano do Inventário (Convocação da Equipe - Planta da Fábrica - Material de Apoio);
•Documentação (Etiquetas - Modelo de Ficha - Relatórios);
•Cut-off - Corte de Materiais e Documentação.
oInventário - Procedimentos - Fase Realização
•Arrumação (Ordem, Destino, Sucatas, Miudezas);
•Recursos e Equipamentos;
•Etiquetas (Localização);
•Equipes (Treinamento);
•O Processo de Contagem e Recontagem.
oInventário - Procedimentos - Fase Acompanhamento
•Acuraria dos Controles;
•Relatório das Diferenças;
•Auditória.
•Exercícios Práticos.
oRotinas operacionais no almoxarifado
•Recebimento
•Guarda de materiais
•Separação de pedidos
•Expedição
oIndicadores de performance aplicados às atividades
•Valor
•Produtividade
•Qualidade
•Tempo.
© Copyright by Paulo S. F. Rago.
Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior, com especialização em Logística de Transportes e Empresarial e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Atuando há mais de 22 anos em Logística com experiências, inclusive internacionais, em posições executivas, com a criação e desenvolvimento de operações logísticas em empresas como Souza Cruz S/A, Cia. Ultragaz S/A (Grupo Ultra), Telemar, DuCôco Prods. Alimentícios e Hipolabor Farmacêutica. Palestrante e professor convidado do tema “Logística” em Universidades e instituições como: FGV Brasília, Metodista, Unisa Business School, EDUCC/IPT/USP, FEI, MBA FIA/FEA - USP, Mackenzie, Abracomex, Setcesp, CESCOMEX, Aduaneiras, CIESP, ITE, dentre outras. É Ex-Diretor da Associação Brasileira de Logística e autor de vários artigos para revistas e jornais da área.
HOTEL ECOS CLASSIC – Rua Paulo Leal, 611- Centro
Carga Horária: 16 h/a.
Horário: 8:00 às 12:00 e 13:30 às 17:30.
Incluso: Pasta em couro ecológico, Apostila, Caneta com marca texto, Certificado e Coffee Break.
. Banco do Brasil: Ag.2936-X c/c:132867-0
Política de cancelamento ou adiamento de inscrições de cursos:
Por Iniciativa da SUPER CURSOS: o curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum ou outras razões, com 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.
Cursos Presenciais - A SUPER CURSOS não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido gastos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.
Por Iniciativa do Participante: O cancelamento deverá ser solicitado até 48 horas de antecedência do início do curso, após este prazo não haverá devolução do valor pago. Há possibilidade de substituição do participante.