Central de Atendimento
Telefone de Contato
(67) 3348 3300

CURSO GESTÃO DE LOGÍSTICA PARA ALMOXARIFADO PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

(Estoque e Inventários)

14 a 15 de junho de 2023
Porto Velho/RO

Objetivos Gerais

•Apresentar aos participantes metodologia de trabalho eficaz e eficiente para a boa condução das atividades logísticas em um almoxarifado de materiais;

•Apresentação de "cases studies", com a utilização destas práticas dentro das empresas; 
- Orientações de como implantar estas práticas com sucesso com apresentações “in loco” para os participantes;

•Propiciar a discussão e análise de montagem de plano de ação para melhoria das atividades e controle de resultados.

 

A quem se destina

Todos os profissionais atuantes nos processos operacionais em almoxarifado, e que os que queiram ingressar nesta área.  

Conteúdo programático

•Logística – conceitos e aplicações

•Modelos de Gestão Logística

•Atividades e Responsabilidades dos Gestores de Estoques;

•Objetivos de Desempenho e Logística Integrada.

oModelos para Reposição dos Estoques - Cálculo da Demanda

•Sistemas e Técnicas para cálculo da Demanda;

•Ponto de Reposição e Método Duas Gavetas;

•Estoque Máximo - Estoque de Segurança (Estoque Mínimo);

•Lote de compra - LEC (Lote Econômico de Compra) e Modelo Simplificado.

oAtividades dos Estoques

•Recebimento, Armazenagem e Distribuição dos Materiais;

•PDM - Padrão Descritivo dos Materiais;

•Classificação e Padronização dos Materiais.

oControle dos Estoques

•Curva ABC e XYZ dos estoques;

•Custos dos Estoques - Como calcular o Giro dos Estoques;

•Melhoria Contínua e Técnicas para Redução dos Estoques.

•Indicadores do festão de estoque

oSaneamento dos Estoques

•Como tratar materiais parados e obsoletos.

oAvaliação dos Resultados

•Indicadores Gerenciais;

oMonitoramento de estoque (mínimo/máximo/ponto ressuprimento) Conceito de inventário

oA Influência da Precisão dos Registros no Planejamento:

•Origem das divergências nos estoques;

•Recebimento - Localização - Embarque.

oOrganizando o Almoxarifado

•Classificação;

•Codificação;

•Localização dos Estoques.

oTipos de Inventários e escolha do método a utilizar

•Periódico - Rotativo/Cíclico - Programado - A Pedido.

•Método;

•Plano do Inventário (Convocação da Equipe - Planta da Fábrica - Material de Apoio);

•Documentação (Etiquetas - Modelo de Ficha - Relatórios);

•Cut-off - Corte de Materiais e Documentação.

oInventário - Procedimentos - Fase Realização

•Arrumação (Ordem, Destino, Sucatas, Miudezas);

•Recursos e Equipamentos;

•Etiquetas (Localização);

•Equipes (Treinamento);

•O Processo de Contagem e Recontagem.

oInventário - Procedimentos - Fase Acompanhamento

•Acuraria dos Controles;

•Relatório das Diferenças;

•Auditória.

•Exercícios Práticos.

oRotinas operacionais no almoxarifado

•Recebimento

•Guarda de materiais

•Separação de pedidos

•Expedição

oIndicadores de performance aplicados às atividades

•Valor

•Produtividade

•Qualidade

•Tempo.

© Copyright by Paulo S. F. Rago.

 

paulozrago

Instrutor(a)

Paulo Sergio Ferreira Rago

Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior, com especialização em Logística de Transportes e Empresarial e MBA em Gestão Empresarial pela FGV. Atuando há mais de 22 anos em Logística com experiências, inclusive internacionais, em posições executivas, com a criação e desenvolvimento de operações logísticas em empresas como Souza Cruz S/A, Cia. Ultragaz S/A (Grupo Ultra), Telemar, DuCôco Prods. Alimentícios e Hipolabor Farmacêutica. Palestrante e professor convidado do tema “Logística” em Universidades e instituições como: FGV Brasília, Metodista, Unisa Business School, EDUCC/IPT/USP, FEI, MBA FIA/FEA - USP, Mackenzie, Abracomex, Setcesp, CESCOMEX, Aduaneiras, CIESP, ITE, dentre outras. É Ex-Diretor da Associação Brasileira de Logística e autor de vários artigos para revistas e jornais da área.

Local

HOTEL ECOS CLASSIC – Rua Paulo Leal, 611- Centro

Porto Velho/RO

Mais Informações

Carga Horária: 16 h/a.

Horário: 8:00 às 12:00 e 13:30 às 17:30.

Incluso: Pasta em couro ecológico, Apostila, Caneta com marca texto, Certificado e Coffee Break.

Dados Bancários

. Banco do Brasil: Ag.2936-X c/c:132867-0

Investimento

R$ 1.980,00

Importante

Política de cancelamento ou adiamento de inscrições de cursos:

Por Iniciativa da SUPER CURSOS: o curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum ou outras razões, com 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.
Cursos Presenciais - A SUPER CURSOS não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido gastos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas, rodoviárias, combustível, hospedagem etc.
Por Iniciativa do Participante: O cancelamento deverá ser solicitado até 48 horas de antecedência do início do curso, após este prazo não haverá devolução do valor pago. Há possibilidade de substituição do participante.

O conteúdo deste curso poderá ser customizado de acordo com a sua necessidade, no formato in company ou compartilhado. Converse conosco.

 

Mais Cursos